A malha como protagonista na era do novo normal: entenda o porquê desse tecido estar em alta
Desde o início das medidas de isolamento social como forma de conter a proliferação do novo coronavírus, as pessoas passaram a fazer de suas casas um verdadeiro hub, concentrando ali as mais diversas atividades como trabalho, atividade física e lazer.
As roupas de malha, como conjuntos de moletom, pijamas, leggings e outras, ganharam projeção e passaram a compor o look do dia e da noite. Até mesmo a peça mais democrática do guarda-roupa, o jeans, ganhou contornos mais flexíveis com o uso do elastano para trazer maior mobilidade.
Esses tipos de roupas chamadas loungewear prometem invadir as vitrines físicas e virtuais durante um bom tempo. Além do conforto que as peças de malha trazem, e a sensação de acolhimento, o foco do consumidor estará também na busca por produtos que tenham, além da qualidade e da atemporalidade, a segurança por meio de elementos protetores e funcionais, como tratamentos antibactericidas e duplas camadas.
Essa proteção adicional será fundamental para o período deste novo normal, onde as pessoas estão retomando algumas atividades fora de casa.
Mas você sabe que existem inúmeros tipos de malhas fabricadas por diferentes tecnologias?
As malhas podem ser de trama ou de urdume. As mais comuns que são as malhas de trama, onde um único fio passa por várias agulhas para fazer o ponto de malha. Estes podem ser produzidos em teares circulares ou retilíneos.
O fato do ponto de malha ser mais poroso traz muitas vantagens em termos conforto térmico tanto no inverno quanto no verão.
Em temperaturas elevadas a transpiração é facilitada, permitindo ao suor o evaporamento pelos espaços existentes na malha. Já em baixas temperaturas, a porosidade aliada ao aspecto volumoso decorrente do tipo de fio, permite formar dentro da roupa, um colchão de ar que atua como isolante térmico, dificultando a perda do calor do corpo no meio ambiente.
Além disso, as malhas são simples ou Jersey, ou malha dupla, cada uma com diferentes ligamentos. O moletom e o fleece, por exemplo, são tipos de ligamentos de malha Jersey com felpa.
A Santoni é uma das principais fabricantes de teares circulares para produção de malhas Jersey e dupla e meias. Além disso, é a líder mundial no desenvolvimento e produção de teares circulares de roupas de malha sem costura, também nos dois tipos de malha, com todos os seus ligamentos.
Essa é uma vantagem enorme, na medida que estes produtos serão cada vez mais requisitados pelos consumidores, com a vantagem de, nas meias e nas roupas sem costura, o fabricante já poder usar fios ou aplicar tratamentos de proteção e aplicar funcionalidade.