Confortável e responsável: fios sustentáveis são a nova maneira de atrair consumidores conscientes

15 de outubro de 2020
fios sustentaveis

O isolamento social ocasionado pela pandemia mudou o jeito de nos vestirmos. De acordo com grandes hubs de pesquisa, a busca por conforto para as atividades do dia a dia — agora todas realizadas de casa —  chegou ao vestuário e as roupas flexíveis estão em alta. 

Foi pensando nas novas demandas dos consumidores que grandes players globais investiram em tecnologia para produzir tecidos com mais elasticidade cada vez mais sustentáveis. O objetivo é revolucionar esse mercado, até então conhecido por produzir fibras pouco amigáveis ao meio ambiente.

Os novos produtos exploram materiais de base biológica ou reaproveitados, deixando de lado os derivados do petróleo. Fios produzidos com essas novas tecnologias já estão em uso na moda praia, underwear, meias, athleisure, roupas esportivas, denim e em outras roupas de uso diário. As empresas chave nessa transformação sustentável são Dupont, Asahi Kasei, Invista Lycra, Sheico Group e Singtex. As inovações apresentadas por elas se dividem, sobretudo, em fios a base de plantas, reciclados ou uma mistura dos dois. 

A Dupont trouxe à linha Sorona sua solução em fibras vegetais. O novo produto permite bom caimento, é macio, fácil de secar e ainda mantém sua elasticidade por um bom tempo de uso. No mesmo caminho, a Asahi Kasei possui a linha ROICA V550, que apesar de não ser a base de plantas, o polímero utilizado também torna o produto degradável quando descartado. 

Atendendo ao apelo do consumidor por redução de desperdícios, a Lycra EcoMade T400 utiliza fibra produzidas com garrafas pet recicladas junto com fibras a base de plantas. Esta inovação adiciona sustentabilidade para as peças em denim mais flexíveis.

Produzindo fios Spandex reciclados, a Sheico Group, localizada na China, fabrica o fio Spanflex que é a junção de Spandex com Sheiflex. O produto foi lançado em 2017 e é vendido mundialmente. Entre os reciclados, a Singtex produz a linha S Leisure com elasticidade moderada para substituir tecidos com mais de 6% de Spandex.

Estas inovações vieram para ficar. Marcas como Calida, Wolford, Aubade, Safetti, Triumph, Hanro, C&A, Reformation, Stella McCartney, Zara, Tommy Hilfiger, Next, The North Face, LL Bean já usam estes novos fios em seus produtos. Sustentabilidade está na moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Aceitar
Rejeitar