Formação de tecido de malha

10 de novembro de 2017

Basicamente existem somente dois tipos de tecidos: tecido plano e tecido de malha.

A técnica do tecido plano surgiu em torno de 10000 a 12000 anos a.C. O homem provavelmente já produzia cestos, e graças a esta técnica, com a descoberta das primeiras fibras surgem os primeiros tecidos planos.

Já a técnica de malharia foi adquirida muito tempo depois, de forma manual, sem agulhas (tábuas com pinos), pode ter-se iniciado há cerca de 1000 a.C.

Existem evidências de tecidos de malha desde o século V a.C. O museu Leicster tem uma meia e malhas, encontradas no Egito, datadas como sendo do Séc. V d.C.

A malharia encontrou na Itália sua primeira escala em territórios europeus, atingindo a Grã- Bretanha, onde por volta de 1488 o Parlamento controlava o preço dos gorros. Já a ilustração mais antiga de uma vestimenta de malha, está retratada no quadro do mestre Bertram (1345-1415), representando a Virgem Maria, produzindo um tecido de malha para Jesus.

Em 1589 o pastor Willian Lee, inventa um tear de malha por trama, operado de forma manual. A partir de então a produção caseira tornou-se de fundamental importância, sendo que o princípio de funcionamento do invento de Lee ainda hoje é utilizado.

Com o advento da Revolução Industrial, em torno de 1870, a produção doméstica de tecidos de malha ainda predominava, e seguiu-se assim até aproximadamente 1940, com a descoberta das fibras sintéticas, foram introduzidas algumas máquinas na Alemanha e na Espanha, começando a expandir o uso das máquinas e dos tecidos de Malharia.

Os artigos de malha têm propriedades elásticas importantes, que são responsáveis por grande parte da aceitação do consumidor pela roupa de malha, principalmente dos artigos que ficam junto à pele, como : meias, roupas íntimas, pijamas, calções, artigos esportivos, agasalhos, uniformes, moda praia etc.

O tecido de malha tem sua estrutura formada pelo entrelaçamento de um ou mais fios onde, cada lançada que se forma passa dentro da lançada formada anteriormente, sem que haja um ponto fixo de ligação entre elas, diferentemente do tecido plano, onde o fio de trama se entrelaçam num ângulo de 90 graus, fazendo uma amarração mais rígida.

Tipos de Tecidos de malha

Dentro do setor de malharia, podemos produzir, basicamente, dois tipos de tecidos, a meia malha e a malha dupla. A partir desses dois tipos e de acordo com os recursos existentes na máquina a ser utilizada, podem ser feitas todas as outras estruturas conhecidas, pois todas deverão seguir esta divisão.

Tecido Jersey duplo ou malha dupla

É toda estrutura onde em pelo menos uma das formações de malha, as agulhas das duas fronturas trabalham simultaneamente. Tecidos em duplafrontura tem como características maior estabilidade e malha direita dos dois lados do tecido. Jersey simples ou meia malha.

É toda a estrutura obtida em uma única frontura, isto é, quando a fazemos usando somente uma frente de agulhas. Tecido em monofrontura tem como característica a instabilidade (o tecido enrola-se) e apresentar de um lado.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Aceitar
Rejeitar
X