E a indústria brasileira mostra, mais uma vez, que está a todo vapor. Desta vez, a tecnologia é um tecido capaz de neutralizar o coronavírus. Os responsáveis pela criação são o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), localizado no Rio de Janeiro, a Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz e a têxtil, Diklatex.
Em junho, testes realizados no novo material foram capazes de detectar a inativação de 99,9% das partículas virais respiratórias do sarampo e da caxumba. Com base nesse resultado, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a mesma eficácia pode ser obtida para o coronavírus.
Em testes no Laboratório de Tecnologia Virológica (Latev), de Bio-Manguinhos, um dos tecidos antivirais desenvolvidos pelo SENAI CETIQT/Diklatex foi capaz de inativar 99,9% das partículas virais do SARS-CoV-2 após 1 minuto de contato com o tecido antiviral.
Espera-se que com o novo tecido antiviral sejam produzidas 600 mil peças por mês, entre máscaras, scrubs (roupas sanitárias usadas por cirurgiões, enfermeiros, médicos e outros profissionais envolvidos no atendimento ao paciente em hospitais) e aventais. A solução está em desenvolvimento com uma equipe formada por médicos, microbiologistas, engenheiros têxteis, de materiais e químicos
SENAI CETIQT
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção
Diante do cenário pandêmico enfrentado pelo país, o SENAI se colocou a serviço do combate à COVID-19 em quatro frentes: 1) detecção e diagnóstico, por meio do apoio à maior produção de testes para detecção do vírus; 2) prevenção, com ajuda à fabricação de equipamentos de proteção individual (EPI); 3) tratamento de doentes, ao trabalhar na manutenção de respiradores mecânicos parados e 4) apoio à fabricação e desenvolvimento de novos equipamentos.
Máquinas seamless
As máquinas italiana da Santoni e da Lonati têm sido empregadas por diversas indústrias para a confecção de máscaras de tecido. A versatilidade dos equipamento e a aceitação de uma ampla variedade de fios para a produção promovem a rápida adaptação às novas demandas do mercado. Entre em contato com a Carmelo pelo nosso site e conheça as vantagens que as máquinas seamless podem trazer à sua produção.