A Nova Geração de Roupas sem Costura

10 de novembro de 2017

Pensar que uma peça de roupa pode sair pronta de uma máquina não parece muito natural, já que somos mentalmente guiados a construir em nossas cabeças o storyboard tradicional da confecção de uma calça ou camisa com todas as passagens tradicionais. Desde a escolha do tecido, passando pelos moldes, corte, costura etc.

No entanto, com o avanço tecnológico e muitas pesquisas, todas essas etapas podem ser puladas em técnicas como as desenvolvidas pela empresa italiana de máquinas Circula­res Santoni. A de mais destaque, chamada Seamless – além de ser a tecnologia de maior propagação dos últimos anos no cenário internacional – vem conquistando cada vez mais empresas e consumidores. A tecnologia sem emenda e um conceito inovador na produção de roupas de malha quase livre de costuras, vem sendo aperfeiçoada ano após ano para que seja possível produzir cada vez mais e mais modelos a um menor custo.

Atualmente, a técnica é bastante utilizada em lingeries, beachwear, sportswear e roupas médicas, mas é possível utilizá-la em qualquer tipo de confecção.

De acordo com uma das sócias da empresa Carmelo Comercial, que representa a marca Santoni, detentora da tecnologia, trata-se de uma tecnologia revolucionária e sustentável, uma vez que otimiza a produção e não gera detritos, pois não há sobras de cortes de tecidos ou outros materiais”.

Hoje a Santoni possui 15 modelos de máquinas monofrontura ou duplafrontura para uma variedade enorme de produtos.

Marcas como Lacoste, Dolce & Gabbana, Dior, Adidas, Benetton, Nike, Asics, Banana Republic, Calvin Klein, Victoria’s Secret e muitas outras utilizam a tec­nologia há bastante tempo. No Brasil, Lupo, Scala, Delrio, Plie, DeMillus, Liz, Mash, Cuecas D’Uomo e muitos outros podem ser destacados como os principais fabricantes de Seamless.

Em um processo normal de confecção são necessários, via de regra, os seguintes processos até chegar ao produto final:

Tradicional: Tecer a malha na máquina e enviá-la à tinturaria para prepará-la para a confecção, realizando os seguintes processos dentre outros: lavagem, purga, tingimento, ramagem, desengomagem, estamparia e etc… Depois, ele deverá ser enfestado e enviado para o corte de acordo com os moldes previamente preparados. Só aí as peças serão enviadas para a costura e beneficiamentos finais como bordados, silks, estamparia…

Seamless (Semcostura): Na produção sem costura, não existe o tecimento da malha e seu envio para a tinturaria para a preparação do tecido, enfesto e corte. A máquina já produz a peça praticamente pronta com o auxílio de um software muito moderno, onde é possível criação de diversos modelos, tamanhos, cores, tipos de fios e pontos de malha e, a seguir, as peças recebem um mínimo de corte e costura para só então serem encaminhadas à tinturaria para tingimento e beneficiamento. Dependendo do modelo criado, pode-se realizar os mesmos beneficiamentos finais de uma peça do processo tradicional, como bordados, silks, estamparia e etc…

Adriana usa vestido sem costura produzido com a máquina Seamless a Santoni, modelo duplafrontura SM-DJS.

Quer saber mais? Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Aceitar
Rejeitar