Hábitos e propósitos das novas gerações (Millennials, Y e Z) estão transformando a lógica de consumo e ditando tendências. Os estudos, como a pesquisa realizada pelo Think With Google, mostram que 85% dos jovens da geração Z estão dispostos a doar seu tempo para uma causa. Outro levantamento, da consultoria Box 1824, apontou que 63% dessas pessoas defendem causas de gênero, orientação sexual e etnia. 

Conversamos com Camila Toledo, especialista em tendências de consumo e diretora nacional da Fashion Snoops, sobre essa nova realidade, na qual um consumo cada vez mais consciente está transformando o mercado e exigindo transparência da indústria. 

De acordo com Camila, as novas gerações começam a exigir transparência das empresas e processos mais honestos em toda a cadeia produtiva. E alerta: “Se a indústria e o comércio não se atentarem rápido para isso, as marcas que não se atualizarem, irão perder muitos consumidores ao longo do tempo. Ao contrário de marcas novas e menores que já nascem com essa processos corretos e ganham milhões de admiradores que, com o tempo, se tornam prováveis consumidores”. 

A transparência das empresas sobre sua forma de trabalho e o impacto que gera no meio ambiente é, sem dúvida, um ponto crucial para as vendas. Isso implica em assumir processos mais honestos em toda a cadeia produtiva. Para a especialista as marcas e indústrias precisam se atentar rapidamente, sob o risco de perderem consumidores para as novas marcas, empresas menores, que já nascem com a execução de processos corretos em seu DNA e engajam uma legião de admiradores.

A especialista alerta, contudo, que é preciso adotar uma postura alinhada a essas novas tendências de consumo com muita responsabilidade. Da mesma forma que as redes sociais ampliam a divulgação de campanhas e o contato com as marcas, elas também dão voz aos consumidores que estão cada vez mais atentos à veracidade dos discursos adotados. 

Quanto a essas campanhas em redes sociais, Camila, que recebe várias denúncias de consumidores em seu instagram, é categórica: “elas podem fazer uma marca vender milhões em poucas semanas como podem acabar com ela em apenas um dia. Eu não arriscaria brincar com o consumidor dessa forma”.

Vozes das ruas

Camila também salienta que as tendências de consumo sempre partiram das ruas, da sociedade, e não da indústria. E alerta: “por isso é tão importante conseguir fazer a leitura dos fatores sociais antecipadamente”. No entanto, o que se constata é uma grande dificuldade da indústria em atender às demandas sociais, hoje tão valorizadas pelas novas gerações.

 “Um bom exemplo é o Plus Size, faz uns 5 anos que eu venho falando em palestras que o plus size não deve ser um mercado paralelo, mas sim, que ele deve ser incorporado às marcas”, afirma a especialista.

Sobre a indústria nacional, por exemplo, Camila ouve de muitas mulheres a reclamação de que as marcas são gordofóbicas. “A mulher plus size quer poder comprar na mesma loja/marca que as outras mulheres.” Porém, as lojas e marcas ainda têm dificuldade em desenvolver seus processos e estoques para atender a essa demanda. Percebe-se nas campanhas de marcas de luxo, a falta de representatividade da real mulher brasileira. Mas isso está mudando, aos poucos. Temos as belíssimas campanhas da Patrícia Bonaldi e da Paula Raia, recorda Camila. Além disso, marcas como a Zara e H&M estão engajadas em aumentar a transparência nas atividades da cadeia produtiva e fortalecer as ações de sustentabilidade, além de adotar maior rigor na fiscalização contra o trabalho escravo.

A Carmelo, através das máquinas têxteis italianas de suas representadas, contribui com os avanços na busca de maior sustentabilidade da cadeia produtiva. A Santoni, por exemplo, esteve presente em algumas feiras internacionais onde só se fala em produção sustentável. Nesse cenário, os equipamentos da empresa que produzem peças sem costura semiacabadas, diminuindo drasticamente as etapas da cadeia produtiva, contribuem com uma produção mais limpa e sustentável. No site da representante comercial você encontra os detalhes dos equipamentos e os meios de contato para conhecer melhor os produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Aceitar
Rejeitar